[Deutsch] [English] [Français] [Italiano] [Polski] [Portugués] [Español]
Editor: Deutsche Kakteen-Gesellschaft e. V . Bachstelzenweg 9, 91325 Adelsdorf, Germany
Abril 2017
Direitos reservados:
Qualquer utilização, nomeadamente cópia, processamento, tradução, microfilmagem, carregamento e processamento em sistemas electrónicos – salvo autorização expressa da Lei de Direitos de Autor – requer a autorização do editor.
Colaboração (em ordem alfabética):
Andreas Hofacker
Norbert Sarnes
Daniel Schweich
Tradução (em ordem alfabética):
Mario Borello
Graham Charles
Andreas Hofacker
Rebecca Hofacker
Wolfgang Mauersberger
Rodrigo Corrêa Pontes
Daniel Schweich
Os diários
Friedrich Ritter (9 Maio 1898 – 9 Abril 1989) dedicou muitos anos de sua vida no México e América do Sul. Lá ele realizou diversas viagens de pesquisa para explorar da flora cactácea. Ele publicou suas descobertas em muitos artigos de revistas especializadas e em vários livros, mas especialmente em sua obra monumental “Kakteen in Südamerika”, uma auto-publicação em quatro volumes de 1979-1981.
Durante sua vida, Ritter publicou 16 novos gêneros de cactos, 812 novos cactos (43 deles com outros autores) e 253 novas combinações. Embora atualmente nem todos seus táxons sejam reconhecidos, Friedrich Ritter deve ser considerado como um dos mais importantes pesquisadores de cactos do século 20. Se você estiver lidando com cactos da América do Sul, o nome Friedrich Ritter será muito em breve encontrado.
Os materiais de herábio de Ritter já foram avaliados (EGGLI & al. 1995: Cactaceae of South America: The Ritter Collections.) Há também notas biográficas detalhadas.
Em 1982, Ritter doou seus diários ao ramo local da sociedade alemã do cacto, nomeado após ele, “Kakteenfreunde Friedrich Ritter Nordhessen / Kassel“. Esses possuem 88 diários e alguns outros documentos. Os documentos foram entregues à Deutsche Kakteen-Gesellschaft e. V., com a condição de que sejam tornados acessíveis de forma geral sob uma forma adequada. Um empréstimo não é permitido.
Os documentos originais estão agora no arquivo da Deutsche Kakteen-Gesellschaft e. V. e os diários foram digitalizados por Daniel Schweich, de Jonage. Com esta publicação, seguimos os desejos da “Kakteenfreunde Friedrich Ritter Nordhessen / Kassel” e fornecemos os diários ao público como documentos históricos. O uso comercial destes documentos é expressamente proibido.
Explicações dos diários
Os diários foram criados por Friedrich Ritter, complementados e corrigido ao longo dos anos. Eles estão em vários estados de preservação e em alguns casos muito difícil de decrifar. Ritter usou lápis, caneta-tinteiro e canetas de diferentes cores para fazer suas anotações. Em várias páginas, por exemplo, há notas, extensões e adições com várias cores.
Os diários têm 16-16.5 cm de altura e 10-11 cm de largura, alguns menores (cerca de 13 x 9 cm) e três maiores (21 x 16 cm). Um tem 10 cm de altura e 16 cm de largura. Estes são geralmente bloco de notas ou agendas escolares. Provavelmente mais tarde, Ritter forneceu os diários com numeração contínua de 1 a 5051 (lacunas também estão presentes). Há alguns diários-índice (diários 75, 77, 78, 79, 80, 81, 83, 84) nos quais esta numeração de páginas é referida. Nestas páginas estão listados locais com os cactos que ocorrem lá.
Além disso, existem 18 páginas em branco, 35 páginas de vários suplementos, 2.249 páginas para listas (diários- índice, listas de herbários, …), bem como 2.782 páginas com notas pessoais sobre as circunstâncias da vida, despesas, tecnologia fotográfica, etc. 2.782 páginas não estão numeradas e “no cabeçalho” do diário respectivo.
Em geral, há 10.135 páginas. Por razões de simplificação, duas folhas de rosto (com poucas exceções, como as encadernações) foram digitalizadas em conjunto. No entanto, um arquivo de dados de cerca de 90 Gigabite foi criado.
O tamanho do arquivo foi reduzido e de cada diário um PDF foi gerado. Cada diário foi precedido por um índice.
Um índice específico por país também foi produzido.
Uma vez que a numeração de Friedrich Ritter não foi consistentemente realizada e não houve paginação em todas as páginas com as notas pessoais, uma numeração contínua para cada diário foi adicionado para tornar mais fácil encontrar um caminho.
A maneira mais fácil para acessar o uso dos diários é através dos diários-índice,
- Para Argentina: Diários 75, 77
- Para Bolivia: Diários 77, 80, 81
- Para Brasil: Diário 83
- Para Chile: Diários 77, 78, 79
- Para Paraguai: Diário 83
- Para Peru: Diários 77, 84
- Para Uruguai: Diário 83
Aqui estão, parcialmente ordenados por coleções, parcialmente por táxons, as respectivas páginas listadas. No entanto, é de se esperar que ainda existam outras páginas não observadas e que há informações adicionais nas notas pessoais.
O caractere Ŧ (nesta ou uma forma similar) no texto é uma referência a uma continuação do texto em outro lugar. Ocasionalmente, as instruções são fornecidas com um número de página.
Transcrição
Pretende-se transcrever os diários, o que significa traduzi-los em forma legível por algum mecanismo. Para isso precisamos de sua ajuda. Se você estiver transcrevendo partes individuais ou mesmo diários inteiros, nós ficaríamos muito gratos se você nos fornecesse essas transcrições. Por favor, note que esta transcrição deve ser tão inalterada quanto possível. Nada deve ser alterado ou complementado. Erros, abreviaturas etc. devem ser preservados. A transcrição será adicionada ao diário específico assim que possível.
Para que seja possível identificar as páginas da maneira mais fácil possivel,
nós fornecemos todas as páginas com sua própria numeração. Use esta numeração para identificar as páginas e não a paginação de Friedrich Ritter. Você sempre pode enviar o texto processado por e-mail para o seguinte endereço: RitterTB@dkg.eu.
Andreas Hofacker
Presidente da Deutsche Kakteen-Gesellschaft e. V.